TÊMPERA
O objetivo da têmpera em banho de sais está na obtenção de uma microestrutura que proporcione ao aço propriedades elevadas de dureza e resistência mecânica. O processo consiste no aquecimento até a temperatura de austenitização, ou seja, entre 780°C e 980 °C. O controle da temperatura durante o aquecimento, nos fornos, é feito por controladores de temperatura. Em seguida, o aço é submetido a um resfriamento rápido, provocando a obtenção de uma estrutura martensítica, sendo sempre recomendável que o aço temperado seja submetido ao revenimento. Nossa empresa tem o compromisso de garantir serviços de tratamento térmico e acabamento superficial e produtos de alta qualidade, o que garante o conforto e segurança de nossos clientes, superando suas expectativas.Têmpera a vácuo: é um tratamento que se realiza dentro de um forno-câmara de até 1.350°C e cujo vácuo atinja até 10-5 mbar. O tratamento têmpera a vácuo é recomendado para tratar/temperar aços rápidos, aços direcionados para trabalho a frio ou a quente e aços inoxidáveis martensíticos.
Têmpera por indução: A têmpera por indução utiliza calor induzido e resfriamento rápido (resfriamento brusco) para aumentar a dureza e a durabilidade do aço.
A indução é um processo sem contato que produz rapidamente calor intenso, localizado e controlável. Com a indução, apenas a parte a ser temperada é aquecida.
A otimização dos parâmetros do processo, como ciclos de aquecimento, freqüências e design de bobinas e duchas, resulta nos melhores resultados possíveis.Nitretação: Certas peças que funcionam com risco de desgaste por atrito permanente e apresenta rupturas com facilidade, como por exemplo, cilindros, pinos e rotores, que devem ter alta resistência ao desgaste a uma temperatura relativamente alta, são peças que podem adquirir esse nível de resistência através da técnica chamada nitretação. Este tratamento é indicado para obter peças com maior dureza na superfície, para aumentar a resistência contra desgaste, fadiga, corrosão e calor. Os aços que melhor se prestam a este tratamento são aços nitralloy, que são aços que contêm cromo, molibdênio, alumínio e algum níquel.
Em geral, a nitretação é feita após endurecimento e revenimento. Assim, as partes nitradas não precisam de nenhum tratamento térmico adicional, o que contribui para um baixo nível de distorção ou deformação.Têmpera por chama: Aquecimento provém de chama direcionada à peça, através de maçarico ou outro instrumento, seguida de um resfriamento brusco, ormalmente em água, podendo assim ser parcialmente temperada. Este tratamento é um tipo de têmpera superficial.